A Prefeitura de Contagem adquiriu 52 respiradores artificiais importados da Índia em um momento no qual existe dificuldade de encontrar o produto no mercado nacional. A aquisição foi intermediada pelo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Avraham Shelley. Os aparelhos possibilitam a ampliação de leitos de urgência no Município para o combate à Covid-19.
Com os novos aparelhos, o Município passa a contar com 207 respiradores distribuídos em todas as unidades públicas de urgência da cidade. Os aparelhos são modernos e consomem menos oxigênio e eletricidade. Eles também são mais compactos que outros modelos. Assim, possibilitam áreas mais livres para aberturas de leitos em hipótese de grande pico de internação.
Os respiradores chegam em um momento em que a Região Metropolitana enfrenta um aumento de casos do novo coronavírus. Conforme o secretário de Saúde de Contagem, Cleber Faria, os leitos serão montados à medida que houver a procura pela assistência e vão atender pacientes de Contagem, Sarzedo e Ibirité neste momento de pandemia.